quinta-feira, janeiro 19, 2006

Será que a distância só traz sofrimento?

Esta é uma pergunta que me tem ocorrido nos ultimos tempos. Há dias em que penso que a distância em nada interfere com as nossas relações pessoais (amizades, namoros...). Mas será mesmo assim? Não será a distância responsável por muitas amizades destruídas, por muitos amores desencontrados e por muitas vidas perdidas? Não será a distância que nos faz afastar cada vez mais das pessoas que realmente amamos sem lhes dar uma justificação, por mais pequena e insignificante que possa parecer? Quantas vezes não desejamos que aquele amigo que está longe, esteja ao nosso lado quando mais precisamos dele? É certo que hoje temos várias formas de comunicar, desde telefones, até à internet, mas para mim, como para muitas pessoas, nada é mais importante do que o olhar e do que o facto de podermos ver as reacções das pessoas com quem dialogamos. Passamos muitas horas a divagar, a olhar aquele ponto fixo no tecto do nosso quarto que insiste em não mudar de sítio, e a pensar nas pessoas que estão longe e que nos fazem tanta falta, morrendo de saudades e danificando os poucos alicerces que nos fazem manter equilibrados, fazendo com que, a cada dia que passa, necessitemos de mais um pouco da nossa força para nos erguermos e enfrentarmos a "selva" do quotidiano. Se pudesse, jamais me separaria de todas as pessoas que amo, arranjaria uma forma de elas estarem sempre junto a mim mas, como isso se vai tornando cada vez mais impossível nos dias que correm, resta-me agarrar às recordações dos momentos que passámos juntos e aos conselhos que todos eles me deram, fazendo-me dar mais um passo atrás no caminho do abismo que é a nossa vida.

Sem comentários: