quarta-feira, junho 07, 2006

Nunca desistam

É sempre com alguma revolta que oiço, expressões como “as pessoas só chumbam porque não trabalham, porque andam na borga, e porque se estão literalmente a "lixar” para o curso". Bom, não vamos ser ingénuos e pensar que todos os estudantes são aplicados e que situações destas raramente acontecem. Mas, o que me revolta é ouvir estas coisas contra pessoas que eu sei que se aplicam e se esforçam.
Uma outra expressão que as pessoas gostam de usar é: "vida de estudante é o melhor que há, é só facilidades". Pois eu gostava de dizer a essas pessoas, vão passar uma semaninha a qualquer universidade deste país (pelo menos aquelas em que realmente se tiram cursos e não se compram) e verão que afinal, vida de estudante não é assim tão simples, por várias razões:
- Há sempre alguém que tem a mania que é superior a nós, só porque teve uma excelente média no secundário e passa a vida a vangloriar-se disso (quando sabemos perfeitamente que a nota do secundário apenas serve para entrar na universidade, depois de lá estar dentro deixa de ter qualquer interesse).
- Existem professores que apenas têm um objectivo, lixar os alunos, custe o que custar (mesmo aqueles que não merecem).
- Existe a estúpida mania da competitividade (algo do género, tive mais uma décima que tu no teste, logo sou melhor)
- Por mais que nos esforcemos há sempre algum trabalho em que temos a certeza que nos vamos sair bem e no qual temos uma m**** de nota (atenção estou a falar dos trabalhos em que realmente nos esforçamos e não aqueles que são feitos à pressa só para termos alguma coisinha para entregar).
- A pressão quase constante a que estamos sujeitos.
Estas razões e muitas mais, por vezes levam-nos a pensar em desistir, em deixar isto tudo para trás, a querermos esquecer os nossos sonhos ligados ao futuro. Levam muitas vezes a depressões e a esgotamentos nervosos ( não, não estou a dramatizar, isto é realmente verdade). Por isso não me venham dizer que só não tira um curso e não consegue boas notas quem não quer. A verdade é esta: só tira um curso e consegue boas notas quem não quer saber destas sacanices todas para nada e vai à luta (por mais difícil que ela seja). Só tira um curso e consegue boas notas quem é capaz de conciliar trabalho com diversão e não sacrificar um em prole do outro. Só tira um curso e consegue boas notas quem vive um dia de cada vez e acredita nas suas capacidades. Só tira um curso e consegue boas notas quem luta pelos seus direitos. Por fim, só tira um curso e consegue boas notas quem aguenta estas coisas todas por amor à camisola (neste caso ao traje) e de cada vez que entra na sua universidade o seu peito se enche de orgulho por saber que faz parte daquele mundo, por vezes tão difícil de encarar.
Por todas estas razões digo às pessoas que acham que a vida de estudante é a mais fácil de todas para ponderarem um pouco antes de falarem, porque quem fala sem saber arrisca-se a mentir.
Quanto a quem está na universidade, não liguem às intrujices dos outros, mas sim a quem realmente merece todo o vosso tempo e atenção. Quando pensarem em desistir não pensem apenas uma vez, pensem duas, três, quatro...as vezes que forem precisas para nunca se esquecerem do que os levou a escolher continuar os estudos e a entrar na vida académica. Pensem nos bons momentos que passaram quer em caloiros, quer (noutros casos que não o meu, por enquanto) em veteranos. Pensem nisso tudo e vão ver que os vossos olhos voltam a brilhar e um sorriso preencherá todo o vosso rosto e terão vontade de gritar a plenos pulmões:
Ó DIREITO ÉS O MELHOR QUE HÁ
(no caso dos estudantes da FDL, no caso dos estudantes de outros cursos aquele que mais vos faz adorar a vossa universidade)

P.S: Nunca se esqueçam, lutem pelos vossos sonhos e nunca,mas nunca desistam.
CARPE DIEM

5 comentários:

Momentos disse...

vamos passando de blog em blog e eis que cheguei até aqui. Concordo plenamente contigo que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, Sei também que uma vitoria sem luta não tem sabor a vitoria. Mas numa coisa discordo apesar que ha uma ressalva a fazer. Tu dizes:"vida de estudante é o melhor que há, é só facilidades". A única coisa que nao concordo é a parte "é so facilidades" Claro que nem tudo é fácil. Mas realmente a vida de estudante é uma fase que deve ser muito bem aproveitada porque é muito boa!Todas as razoes que apontaste para argumentares tu vais encontra-las sempre pela vida fora vao existir sempre pessoas que se acham superiores, vao existir pessoas que nao olham a meios para atingirem os fins ou seja so estao bem a lixar os outros; competetividade é sempre o que mais vais ter, injustiças etc etc... ou seja... nao vejas a universidade so como uma escola onde te ensinam materias sobre o sonho que queres seguir, mas vê também como a "escola da vida" onde vais adquirindo um certo "jogo de cintura" para depois teres sucesso quando daí saires! A vida é feita de experiências e posso afirmar te já com uma certa experiência que a vida de estudante é das melhores facetas que uma pessoa tem. Mas numa coisa apoio te nao é sempre um mar de rosas e crescer custa!

Rita Paias disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário. Se reparares, o que eu disse era que não concordava com a expressã "vida de estudante, é o melhor que há, é so facilidades". Mas concordo contigo quando dizes que é o melhor que há e que enquanto a vivemos, estamos a aprender e a crescer. Se ao longo dos anos que me restam de curso aprender, e crescer como neste ano que passou, tenho a certeza que aprenderei e crescerei muito mais que até aqui.

João Correia disse...

É por este teu empenho que sempre te admirei. Na singeleza do teu acto és capaz de te empenhares em várias coisas ao mesmo tempo e sempre com resultados positivos:)
Continuemos a estudar para estes exames que nos atormentam mas que ditarão o nosso futuro!
bjinhux*

Rita Paias disse...

Muito obrigada pelo apoio, muito do meu empenho e muitos dos meus resultados positivos resultam de saber que tenho amigos como tu a meu lado.
Quanto aos exames, esperemos que este tormento acabe depressa, lol
Jinhux e boa sorte

Ab imo Corde disse...

Olah...ñ pude deixar de comentar o teu post por concordar com o que lá escreves...Cada um deve ser o melhor de si próprio!!!Este ano um professor disse-nos..."compararmo-nos com os outros mais ñ é que um sinal da nossa mediocridade" nunca nada me fez tanto sentido como isto...ñ seria tudo (e ñ só a vida de estudante!) bem melhor se em vez desta competição doentia em que muitos entram houvesse tolerancia e simpatia?!
Ñ estamos afinal todos a lutar pelo mesmo???Porque razão vivemos num mundo de loucos em que valores básicos da nossa formação estão esquecidos???Penso que a resposta é simples...porque tolerância, confiança, simpatia e verdade deram hoje lugar à mentira, intolerância e ao egoísmo!!!
Nunca desistas...força para enfrentar e modificar este mundo de loucos n qual vivemos!!!