domingo, setembro 02, 2007

Alegoria da caverna

Ao comentar um post de uma amiga minha, sobre o tema da tristeza causada pelas desilusões e pelos vários obstáculos que nos vão surgindo pelo caminho, recordei-me da já conhecida "alegoria da caverna".
Tal como disse no comentário que escrevi, todos nós, ao longo das nossas vidas (umas vezes mais cedo, outras vezes mais tarde) nos deparamos com vários obstáculos no nosso caminho e com as inúmeras dificuldades em superá-los. Todos nos questionamos, "será que vale a pena arriscar?", "não deverei manter-me nesta situação que embora má sempre pode ser melhor que a próxima" (por outras palavras, não deverei continuar na escuridão da caverna em lugar de enfrentar o brilho intenso do sol e o mundo lá fora?).
Pois bem, acho que todos nós devemos deixar o escuro para trás e aventurarmo-nos em novos caminhos, uma vez que o desconhecido até pode ser bom. Não devemos recear o que virá, devemos enfrentar os obstáculos de cabeça erguida e com humildade. Jamais nos devemos habituar à escuridão, correndo o risco de cair numa monotonia desmedida que só nos levará à escuridão. Devemos sim acreditar em nós, nas nossas capacidades e nunca mas nunca desistir nem ficarmos para trás. Se fizermos esta opção ficaremos eternamente na dúvida e rodeados pela incómoda questão "e se?" (e que ingrata é esta questão).
Arrisquemos e demos um passo em frente...vamos sair da caverna e explorar o mundo lá fora.

Eu já comecei...e vocês?

2 comentários:

Aline disse...

Acho que está na hora de explorar o mundo lá fora....;p

Rita Paias disse...

Fazes muito bem :) Força nisso :d